Exposição CAMÉLIAS E ORQUÍDEAS EM SINTRA – Palestras sobre Orquídeas
(Clique nas imagens para aumentar)

No Sábado, dia 21 de Fevereiro, em simultâneo com a Exposição de Orquídeas, teremos um dia recheado de palestras muito interessantes:
11h00
Cultivo em Portugal de 20 géneros de orquídeas, por José Santos
Nesta sessão, José M. M. Santos, abordará o cultivo de 20 géneros botânicos de orquídeas exóticas no nosso país. José M. M. Santos é presidente do Clube dos Orquidófilos de Portugal e autor dos livros “Cuidados e Conselhos paras as suas Orquídeas” (2009) e “A Paixão pelas Orquídeas” (2013). Escreve com regularidade sobre orquídeas na revista Jardins, no Jornal do Orquidófilo, no Portal do Jardim e no seu blogue Greenman (http://musgoverde.blogspot.com). Natural de Vila Nova de Milfontes, vive há 20 anos em Lisboa, onde mantém a sua coleção privada de orquídeas. É responsável pelo Orquidário do centro de jardinagem Jardins de Sintra.
12h00
Cymbidium chineses (secção Jensoa), por Kenneth Bruyninckx
Cymbidium é um dos mais conhecidos géneros da família das orquídeas. O nome em latim deriva da palavra cymba, que significa barco pela forma concava do labelo. Estas orquídeas foram descritas pela primeira vez pelos botânicos naturalistas desde 1799. Nesta sessão, o orquidófilo Kenneth Bruyninckx, dos viveiros belgas Akerne Orchids, especializados em orquídeas, dará a conhecer os Cymbidium de origem chinesa da secção Jensoa (espécies com goeringii, sinense, ensifolium, entre outros) abordando temas como os habitats e ambientes em que se desenvolvem e as condições de cultivo.
14h00
Orquídeas Silvestres Portuguesas – Conhecer para Proteger, por Ivo Rodrigues
Nesta sessão, Ivo Rodrigues partilhará o seu conhecimento acerca das orquídeas silvestres portuguesas. O orquidófilo, tem estudado e observado de perto a diversidade botânica das orquídeas da Serra da Adiça no Baixo Alentejo, entre oliveiras, estevas, abutres, grifos e linces ibéricos. Desde 2006, partilha no seu blogue http://orquideasalem-tejo.blogspot.pt/ e nos passeios ao encontro da biodiversidade os seus conhecimentos, onde dá vida ao seu hobbie, a fotografia de Natureza. Ivo Rodrigues é o presidente da Associação de Orquídeas Silvestres – Portugal.
15h30
Cambrias – Os híbridos intergenéricos das Oncidiinae, por Prof. Luís Pedrosa
Nesta sessão serão apresentados pelo Prof- Luís Pedrosa os híbridos do género Oncidiinae, vulgarmente designados por Cambrias, nome que se atribui exclusivamente a uma criação do belga Charles Vuylsteke. Criou em 1931 uma das primeiras orquídeas híbridas intergenéricas à base de Odontoglossum a que chamou Vuylstekeara Cambria (= Vuylstekeara Rudra x Odontoglossum Clonius). Prof. Luís Pedrosa é Doutor em Botânica e Horticultura pela Universidade da Florida, tem uma carreira que envolveu mais de trinta anos de ensino universitário, em Portugal e nos Estados Unidos, ligados à cultura e melhoramento das plantas ornamentais, com particular ênfase nas tropicais e subtropicais. Especialista em Orquídeas, foi diretor de Educação e Conservação da Americann Orchid Society e Diretor do Jardim Botânico Tropical, em Lisboa.

As palestras sobre Orquídeas são GRATUITAS mas terá que reservar o seu lugar enviando um email para: info@parquesdesintra.pt, clube.orquidofilos.portugal@gmail.com ou pelo telefone 219237300 da Parques de Sintra.

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios *