Dia do Orquidófilo
No dia 22 de Junho celebramos o DIA DO ORQUIDÓFILO! 
Este dia é comemorado no Brasil e o Clube dos Orquidófilos de Portugal junta-se às celebrações e dá os parabéns a todos os orquidófilos portugueses. 
Os Orquidófilos são seres estranhos, que foram contaminados pelo “bichinho das orquídeas”. É uma “doença” incurável que os leva a tomar atitudes peculiares que mais ninguém entende. O cultivador Joe Kunish disse uma dia que “Pode-se deixar o álcool, drogas, mulheres, comida e carros, mas uma vez viciado em orquídeas, acabou-se. Nunca se consegue deixar as orquídeas… nunca”. 
Esta data foi escolhida em homenagem ao naturalista e botânico brasileiro João Barbosa Rodrigues que nasceu a 22 de Junho de 1842.

Natural de São Gonçalo de Capivari, no estado de Minas Gerais, este importante orquidófilo teve uma vida muito interessante e em grande parte dedicada à natureza e à botânica e às orquídeas, deixando importantes trabalhos científicos como “Genera et species orchidearum novarum” e uma “Iconografia das orquídeas”. Muitos dos estudos com orquídeas foram feitos no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, do qual foi director durante quase 20 anos, cargo que ocupou até a sua morte a 6 de Março de 1909.

Alguns géneros e espécies de plantas, entre elas muitas orquídeas, foram registados por este importante taxonomista e o nome do género de orquídeas Barbosella foi-lhe dedicado. 

Um dia importante, em que lembramos João Barbosa Rodrigues e todos os amantes de orquídeas por esse mundo fora! 
Feliz DIA DO ORQUIDÓFILO!!
Comentários
  1. Sendo assim, feliz dia para todos. Aproveito para perguntar se terá existido algum botânico português dos que viveram e visitaram o Brasil nos idos de 500, ao qual pudéssemos também dedicar este dia do Orquidófilo? Seria bonito, não acham?

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios *