As Plantas Premiadas da Exposição

Para quem visita as exposições organizadas pelo Clube dos Orquidófilos de Portugal, já se acostumou a ver, na área de exposição dos exemplares dos associados, algumas plantas assinaladas com uma roseta colorida que a identifica como uma planta premiada naquela exposição.

O que é que isso significa? Simplesmente que as plantas referidas se distinguem pela qualidade e/ou quantidade de flores, pelo bom aspeto da planta, que sugere um bom e cuidado cultivo ou por ser uma variedade menos vista ou mais difícil de cultivar mas que está ali, exposta pelo seu cultivador, no seu melhor.

No entanto as exposições do Clube dos Orquidófilos de Portugal não têm o propósito nem o rigor de premiar plantas, como se pode assistir em outras exposições estrangeiras. Na nossa opinião, todas as plantas expostas são merecedoras de prémios porque são o resultado do trabalho, do cultivo, da atenção e da dedicação do seu cultivador. No entanto, as plantas escolhidas são as que o júri (grupo de pessoas que escolhem as plantas a premiar) preferiu dentro do grupo que lhe é apresentado.

Tudo isto só para dizer que o nosso “concurso” faz parte de uma categoria muito amadora, mas tanto quem cultiva as plantas e as leva para estarem expostas, como quem as dispõe cuidadosamente no seu lugar de exposição, como que escolhe as premiadas, todos fazemos o nosso melhor.

Os prémios, para além de um diploma que referência o troféu que a planta ganhou, foram, este ano, contituídos por produtos específicos para Orquídeas oferecidos pelas marcas KB e SIRO, patrocinadores do evento.

E assim, aqui ficam os vencedores:

Melhor Espécie – 1º Lugar

Melhor Exemplar da Exposição

Um belíssimo exemplar de Maxillaria variabilis, variação Amarela, com um número de flores nunca visto nos nossos eventos. Exemplar pertencente à Sócia Nr. 335 do Clube dos Orquidófilos de Portugal, Luísa Ramalho.

Melhor Espécie – 2º Lugar

Mais um fabuloso exemplar e foi difícil escolher entre este e o exemplar anterior. Uma Cattleya (Sophronitis) coccinea de cultivo primoroso, apresentada num tronco de cortiça, e com um número de belas flores bem superior ao que estamos acostumados. Exemplar pertencente ao Sócio Nr. 67, António Abreu.

Melhor Espécie – 3º Lugar

Uma raridade apresentada pela primeira vez nas nossas exposições, uma magnífica Paraphalaenopsis labukensis, com três flores muito exóticas, pertencentes ao Nuno Gama, sócio Nr. 27 do Clube dos Orquidófilos de Portugal.

Melhor Híbrido – 1º Lugar

Esta planta pertencente à Sócia Nr. 39 do Clube dos Orquidófilos de Portugal, Florinda Lopes, repetiu a magnífica floração de 13 hastes florais e voltou a ganhar este ano o Melhor Híbrido. Um exemplar de Cymbidium Memoria Amelia Earhart.

Melhor Híbrido – 2º Lugar

Um exemplar da coleção particular do Wingarden, um Centro de Jardinagem em Lagoa, sócio Nr. 46 do Clube dos Orquidófilos de Portugal. Uma autêntica maravilha, este híbrido de Laelia purpurata Werkhauseri com Cattleya warneri Coerulea.

Melhor Híbrido – 3º Lugar

Outro exemplar da coleção particular do Wingarden, sócio Nr. 46 do Clube dos Orquidófilos de Portugal. Um belo cruzamento do Dendrobium macrophyllum com o Dendrobium atroviolaceum.

Melhor Miniatura – 1º Lugar

As pequenas orquídeas têm uma categoria própria e o primeiro prémio foi para a Susana Cravo, sócia Nr. 151 do Clube dos Orquidófilos de Portugal, com o seu exelente exemplar de Oncidium croesus cheio de pequenas flores.

Melhor Miniatura – 2º Lugar

Uma bela planta com duas hastes florais de Baptistonia echinata, pertencente ao Luís Gonçalves, sócio Nr. 11 do Clube dos Orquidófilos de Portugal. As pequenas flores são uma maravilha!

Melhor Miniatura – 3º Lugar

Três hastes florais para serem admiradas com muita atenção e, se possível, uma lupa. Um bonito exemplar de Aerangis hildebrandtii da sócia Nr. 39 do Clube dos Orquidófilos de Portugal, Florinda Lopes.

Menções Honrosas

(Sem qualquer ordem)

Um magnífico Dendrobium nobile cheio de flores apesar de estarem já algumas a terminar a floração, pertencente à sócia Nr. 13, Madalena Pereira.

Um híbrido de Cymbidium com várias hastes florais e com a particularidade das suas pétalas e sépalas parecerem ter sido pintadas à mão. Um bonito exemplar do sócio Nr. 27 do Clube dos Orquidófilos de Portugal, Nuno Gama.

Um belíssimo híbrido de Dendrobium Sutiknoi com Dendrobium tangerinum cheio de pequenas flores com as pétalas e sépalas encaracoladas. Um exemplar da coleção privada do Wingarden, sócio Nr. 46 do Clube dos Orquidófilos de Portugal.

Os nossos agradecimentos aos patrocinadores do evento, KB e SIRO.

Mais