Uma curiosa espécie de orquídea existente em Portugal.
Spiranthes aestivalis
(Poiret) L. C. M. Richard
Planta de pequeno porte, entre os 12 e os 30/35 cm, composta por 4 a 6 folhas basais, linear-lanceoladas, verde vivo e dispostas na vertical. O caule é piloso, verde amarelado, com brácteas estreitas e agudas, encimado por uma inflorescência solta, normalmente composta por 6 a 30 flores muito pequenas, distribuídas de forma helicoidal e na horizontal, de cor branca, com sépalas e pétalas dispostas em forma de tubo ou campânula e um labelo proeminente, oblongo e serrilhado na extremidade.
Espécie muito rara em Portugal, com apenas algumas pequenas populações conhecidas, muito localizadas, uma no norte do país e outra na região centro, aparecendo depois mais a sul, em algumas ribeiras do Baixo Alentejo e Algarve, em solos pouco ácidos e muito húmidos, muitas vezes alagados durante a maior parte do ano.
Em regra geral, a época de floração ocorre sempre de Junho a Julho, podendo por vezes estender-se a Agosto, de acordo com as regiões de ocorrência e as condições climáticas. Para ser observada requer bastante atenção, devido ao seu pequeno porte e à dissimulação no meio ambiente.
Fotos A e B tiradas em Vila do Conde
Texto e Fotos da autoria de Américo Pereira
Direitos reservados ao Clube dos Orquidófilos de Portugal
Bibliografia: DELFORGE, P. (2005) – Guide des Orchidées d’Europe, d’Afrique et du Proche-Oriente – 3e Edition. Delachaux et Niestlé S. A. – Paris
Monteiro, José Alfredo Brites (2008) – Orquídeas Silvestres Beira Litoral – Coimbra